Oficina de Zotero

Desde o início do meu mestrado / doutorado, tenho usado intensamente um software livre chamado Zotero (veja minha página na ferramenta). Este ano gravei uma oficina que realizei sobre ele:

A oficina foi gravada na UFABC, quando ministrei-a como parte de uma disciplina em 2019; o vídeo está disponível para download (com resolução maior) aqui, e também no Youtube.

Em essência, o Zotero é um gerenciador de referências bibliográficas; sua função mais atrativa é a geração de uma bibliografia já formatada (p. ex., em ABNT). Mas para quem lida muito com textos no trabalho acadêmico (como ocorre em boa parte das ciências sociais e humanas), ele tem o potencial de ser uma ferramenta ainda mais rica, capaz de ajudar a organizar e alimentar todo o trabalho de pesquisa.

Tenho ministrado oficinas desse software por considerar que ele é muito útil para pesquisadores e estudantes universitários — para elaborar publicações ou trabalhos finais, por exemplo —, e merece ser divulgado (não tenho nenhuma relação formal com o projeto). Para quem está ingressando no mundo acadêmico, penso que o uso da ferramenta pode ajudar a compreender o sentido da realização de uma pesquisa (em particular a pesquisa bibliográfica), e a perceber o equilíbrio entre rigor e criatividade que essa atividade demanda.

1 comentário

Arquivado em Eventos

Uma resposta para “Oficina de Zotero

  1. Pingback: - monolipe

Deixe um comentário