Virei professor na UFABC!

sigla-abaixo-rgbEm maio de 2016 obtive uma conquista que me deixou muito feliz: passei num concurso para professor na UFABC; tomei posse em junho, e já estou dando aula. A vaga é um pouco diferente do usual: dividirei minha dedicação entre o curso de Políticas Públicas e o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), que cuida de educação a distância na universidade.

A minha alocação a um curso específico não tem, também, o mesmo sentido que teria comumente numa universidade pública: ao ingressar na UFABC, todo professor já é automaticamente credenciado para lecionar em mais um curso (no meu caso, o BC&H, Bacharelado em Ciências & Humanidades), e ainda pode se credenciar em outros.

Essa abertura está relacionada ao caráter fortemente interdisciplinar da UFABC, que a torna um tanto singular no panorama nacional — e que, felizmente, faz com que eu me sinta… em casa. Embora eu nunca tenha planejado de forma ativa uma “carreira interdisciplinar”, o fato é que, tendo passado pelas áreas de Comunicação, Filosofia (graduações), Propriedade Intelectual (especialização) e Educação (doutorado, em que estudei autores da ciência política, economia…), eu sempre me senti um pouco deslocado nos departamentos universitários típicos, disciplinares. O NTE reforça essa minha sensação de “estar em casa”: o núcleo conta com gente especializada em áreas como linguagem audiovisual, interação humano-computador, design instrucional (e até uma professora que é egressa da Editoração, como eu — coisa rara!).

Estou muito contente também por ter conseguido entrar em uma universidade pública “só” dois anos após terminar o doutorado; no concurso, o meu currículo não me favorecia (principalmente na experiência didática), mas consegui compensar nas provas de projeto de pesquisa e de apresentação de aula. Nestes tempos bicudos, de incertezas em relação às políticas públicas para educação, ingressar já numa universidade pública — e numa bem legal, ainda por cima — foi um alívio.

Quem quiser me visitar por lá (fico mais em Santo André — no próprio NTE, ou na minha sala), entre em contato: será um prazer.

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s