Semana da Propriedade Intelectual na USP

De hoje a sexta-feira acontece nos campi da USP a Semana da propriedade intelectual, organizada pela Agência USP de Inovação.

Como outros eventos sobre essa área, este é carregado de contradições. Veja a chamada do evento no site da USP, por exemplo (o negrito é meu):

A produção de conhecimento da USP é notadamente a maior do Brasil – responde por quase 30% de tudo que é desenvolvido no País na área. Mas até que ponto a Universidade está apta para lidar com a preservação desse conhecimento, e também para fazer com que ele seja disseminado de forma adequada? Essa indagação é o motor para o evento que a Agência USP de Inovação promove por toda a semana que vem, entre os dias 23 e 27, a I Semana USP de Propriedade Intelectual.

Curiosamente, apesar de ser “o motor para o evento”, a questão da disseminação do conhecimento simplesmente não aparece na programação.

A programação não tem palestras sobre produção científica de acesso livre (Open Access, Science Commons etc.). Nem sobre a ampliação do escopo de patenteabilidade, que avança pelas leis internacionais; ou sobre políticas de inovação alternativas, que não privilegiam as patentes, e que já são adotadas por grandes empresas automobilísticas (vide meu comentário a uma palestra de Konstantinos Karachalios).

O que a programação traz, isso sim, é uma palestra sobre “A importância da propriedade intelectual no agronegócio”. (Será que vem algum representante da Monsanto, a empresa que tentou patentear porcos; e que processou um fazendeiro contaminado por sementes Monsanto, acusando-o de pirateá-las?) Traz também uma palestra sobre “Patentes em biotecnologia / fármacos”. (Só não perco minha esperança nessa palestra porque o tema não começa com “a importância das”.) E palestras com gente da Basf, Bayer, Bosch e Natura.

Também é reveladora a fala de Massambani, diretor da Agência USP de Inovação, na mesma notícia do site da USP:

O objetivo do evento é promover a cultura da proteção do conhecimento na comunidade USP.

Peraí: é a Agência USP de Inovação, ou a Agência USP de Proteção ao Conhecimento?

  • O quê: Semana da propriedade intelectual
  • Onde: campi da USP (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos, São Paulo)
  • Quando: 23-27 de abril de 2007
  • Mais detalhes no programa completo.

Deixe um comentário

Arquivado em Eventos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s