“Geometrização do mundo e imagem digital” [artigo em evento / capítulo de livro]

VIEIRA, Miguel Said. “Geometrização do mundo e imagem digital: a tecnologia como condicionante da arte contemporânea“. In: Artur Matuck e Jorge Luiz Antonio (orgs.), Artemídia e comunicação digital. São Paulo: Musa, 2009, pp. 216-227.

Artigo apresentado no Acta Media III – Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital (São Paulo, 2004), e posteriormente publicado como capítulo de livro. (O link acima é para um postprint: é o texto final aprovado para o Simpósio, mas não possui a paginação do livro.)

Resumo

O assunto deste artigo é a transição do analógico ao digital, e seu tema específico é a imagem digital. Visando identificar de que maneiras a imagem digital pode condicionar a arte que dela se serve, reflete sobre a técnica ligada a essa imagem, e relaciona-a ao conceito de espaço na filosofia moderna. Argumenta que o digital barateia e simplifica o trabalho com imagens, mas que isso não garante que a imagem digital seja um vetor de democratização; e que, com a introjeção da técnica e o abuso da “propriedade intelectual”, a imagem digital pode ser vetor de mercantilização e massificação.

Deixe um comentário

Arquivado em Artigos, Artigos em eventos, Capítulos de livros

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s